Coordenador : Ricarda Lucilia Domingues Tavares
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389859.2199.303032.23022023
Departamento/Setor: TAR
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Como público-alvo, esta proposta envolve indiretamente as pessoas impactadas pela atuação do coletivo Mulheres da Parada (que conta com uma de suas integrantes na equipe executora), famílias moradoras da comunidade Parada São Jorge e arredores, que somam aproximadamente 750 pessoas. Ao longo do processo, o projeto pode vir a incorporar outros grupos comunitários e organizações que atuem diretamente na comunidade ou no bairro. Além da coordenadora docente, a equipe de execução é composta por discentes de Arquitetura e Urbanismo da EAU-UFF, mas poderá vir a incorporar estudantes e docentes de outros cursos e instituições de ensino.
Local de atuação: Comunidade Parada São Jorge, sub-bairro do bairro Sacramento, localizado no município de São Gonçalo-RJ.
Objetivo
Objetivo Geral: em escopo mais amplo, elaborar um inventário de iniciativas e demandas populares no município de São Gonçalo-RJ, a partir da continuidade de ação estruturada para colaborar com a atuação do coletivo denominado Mulheres da Parada. Objetivos Específicos: continuar desenvolvendo propostas de intervenções arquitetônicas e/ou urbanísticas que possam atender às demandas identificadas e, complementarmente, oferecer orientações quanto aos procedimentos necessários para obtenção de assistência técnica pública e gratuita visando à viabilização de melhorias na comunidade, em consonância com o que determina a Lei Federal 11.888, de 24 de dezembro de 2008.
Resumo
Iniciado em 2022, este projeto de extensão, em seu escopo mais amplo, visa à elaboração de um inventário de iniciativas e demandas populares no município de São Gonçalo-RJ, a partir de ação estruturada para colaborar com a atuação do coletivo denominado Mulheres da Parada. Trata-se de um grupo de moradoras do sub-bairro Parada São Jorge, localizado no bairro Sacramento, que começou a se organizar em 2020 para garantir às famílias locais o direito à alimentação e prevenção contra a COVID-19. Desde sua criação, o grupo desenvolve diferentes projetos com a comunidade, além disso, identifica e busca soluções para demandas relacionadas à infraestrutura urbana. Portanto, a partir da renovação desta Ação de Extensão, a intenção é continuar desenvolvendo propostas de intervenções no território (arquitetônicas e/ou urbanísticas) que possam atender às demandas identificadas. De maneira complementar, pretende-se oferecer orientações quanto aos procedimentos necessários para obtenção de assistência técnica pública e gratuita visando à viabilização de melhorias na comunidade, em consonância com o que determina a Lei Federal 11.888, de 24 de dezembro de 2008. Nesta nova fase, por meio do levantamento e mapeamento de iniciativas e demandas em maior abrangência territorial (produzidos em projetos de pesquisa específicos), pretende-se ainda desenvolver ferramentas para medir e analisar a desigualdade de acesso a bens e serviços urbanos. A ideia é atingir um público maior, além das pessoas que estarão diretamente envolvidas nesta Ação de Extensão, ampliando assim o potencial de atuação dos moradores do município de São Gonçalo como reivindicantes de direitos.